terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Siga a Jesus!

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, é tão único, que quando Ele vê, Ele verdadeiramente enxerga. Quando vemos, damos atenção às aparências, mas não Emanuel: de longe sonda nossos corações e nos conhece por dentro, e também sabe os nossos pensamentos. Como fugir de Jesus? Aonde poderíamos nos esconder dEle? Aonde a mão dEle não nos guiaria?

Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu” (Mt 9:9).

Nada que Jesus faz é sem um motivo, um propósito ou decreto eterno. Ele escolheu Seus discípulos, e não Seus discípulos a Ele. Este pequeno verso é aquele em que o escritor mesmo fala de seu chamamento por Jesus. E nesse texto ele resume quatro coisas que Jesus fez, quando o chamou.

A primeira, Jesus saiu de algum lugar. Jesus estava em casa, segundo o texto anterior, em Cafarnaum, e as pessoas haviam se reunido em volta dEle. A multidão era tanta que não havia espaço na casa e mal havia fora dela. Cristo havia acabado de curar um paralítico, na frente de todos. Ainda assim, de alguma forma, Ele saiu dali e no caminho encontrou Mateus. Não foi uma ação despropositada!

A segunda, o Mestre viu Mateus, sentado na coletoria. Mateus era um publicano. Publicanos eram considerados traidores da nação de Israel, e em geral contratavam outras pessoas para ficarem em seu lugar na coletoria; apenas os mais orgulhosos publicanos sentavam, eles mesmos, para cobrar impostos. E dentre eles, estava Mateus. Mas Jesus viu Mateus; percebeu não um traidor orgulhoso somente, mas enxergou um dos eleitos de Deus, um dos futuros pescadores de homens.

A terceira, Jesus dá uma ordem a Mateus. “Segue-me!” são as palavras do Senhor. Às vezes nos preocupamos tanto com doutrinas, com opiniões sobre o que acontece na igreja, mas o que realmente importa é seguirmos a Jesus. Mateus imediatamente deixou tudo para trás e, levantando-se, seguiu a Jesus.

A quarta coisa, que devemos inferir desta anterior, é que Jesus seguiu adiante. Mateus não poderia tê-lO seguido se Cristo permanecesse parado. O Mestre está sempre em movimento, e acompanhar Sua caminhada é um privilégio que reis e profetas desejaram e não alcançaram. Que privilégio vivermos num tempo em que as promessas foram cumpridas! Abraão e Moisés acenaram para elas, mas nós vivemos essas promessas.

Hoje, também, Jesus deseja que você O siga. Talvez você ache que Ele está longe, mas é bem certo que Ele está perto. Talvez você creia que Ele não lhe conhece ou não entende; talvez você se considere sujo demais! E você está certo, pois todos somos sujos demais para Cristo. Mas Ele ainda diz, “Segue-me!”. Você considera que seu pecado é demais para que Cristo queira você, ou você mesmo não deseje seguir a Jesus. Mas ouça o Rei da glória dizer: “Segue-me!”. Deixe tudo isso, siga a Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...