segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Jesus escolhe

Graça e paz vos sejam multiplicadas! É muito bom poder ouvir Deus falar todos os dias por meio de Sua Palavra. É muito bom conhecer a Jesus cada vez mais! Ore e leia a Bíblia, sempre, procurando Deus nestas páginas abençoadas! Busque-O desejando-O ardentemente, enquanto você ainda pode buscá-lO, e cresça no conhecimento de Deus!

“Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra. Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo” (Mt 8:1-4).

Jesus acabou de pregar o sermão do monte, e agora desce para ir a outro lugar. As multidões estão seguindo a Jesus, mas, aparentemente, Ele consegue ficar a sós com esse leproso, ou pelo menos não à vista das multidões.

Esse leproso provavelmente ouviu das curas que Cristo realizava (confira Mt 4:23, 24). Talvez ele não tenha ouvido o sermão do monte, porque os leprosos eram excluídos do contato com outras pessoas, por serem considerados imundos. Mas ele logo reconheceu que Jesus era o Senhor. Aliás, que Ele era Senhor. Aqui, pelo grego, esse leproso considera que Jesus é Deus quando ele diz a Cristo, “Senhor”. O leproso reconhece que esse Jesus diante dele é soberano sobre todo o universo, com um pequeno, porém singular adjetivo!

Note bem que o conhecimento desse homem e a fé que ele tinha em Jesus é algo surpreendente. No Antigo Testamento, somos informados que se alguém encostar um leproso ficaria impuro como ele. Mas o leproso está tão certo de que Jesus é o próprio Deus, que se ele tocar Ele que é três vezes Santo e totalmente puro, ele seria purificado, e não Jesus, tornado impuro. E foi, de fato, o que aconteceu!

Esse leproso reconheceu a soberania de Cristo também quando disse, “se quiseres”. Deus tem todo o poder e faz tudo como Lhe agrada. Jesus não era obrigado a curar aquele homem, nem nada devia para ele. Então o homem pede que Deus faça uma escolha! Quantos de nós já demos espaço a que Deus fizesse as escolhas em relação ao que vai fazer de nós?

E a escolha do Emanuel foi de purificá-lo. Isso ficou anotado para que nós pudéssemos aprender também. Deus deseja a nossa purificação. Deus deseja nos tocar a fim de que sejamos limpos. Deus, tendo feito uma escolha eterna pelos que são Seus certamente a realizará. Nós nem sempre podemos realizar tudo que escolhemos. Aliás, nós não temos poder algum. Mas Deus pode tudo, e nós devemos nos submeter a Ele como soberano do universo!

Observe, finalmente, que Jesus é discreto. Ele não deseja chamar a atenção para si mesmo, mas instrui o leproso a dar glórias a Deus de acordo com o que havia sido prescrito por Moisés, a fim de servir de testemunho para o povo da ação de Deus. Nós também devemos ser assim: não buscar nossa própria glória, mas testificar a glória de Deus diante dos homens! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...