domingo, 25 de dezembro de 2011

Jesus e o valor do homem

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Todo o poder, sobre os céus e a terra, foi dado ao Senhor Jesus. Ele recebeu um nome que está acima de todo nome! Nada resiste à Sua palavra, e todo o universo se inclina submisso, ao Seu dispor!

“Tendo ele chegado à outra margem, à terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados, saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? Ora, andava pastando, não longe deles, uma grande manada de porcos. Então, os demônios lhe rogavam: Se nos expeles, manda-nos para a manada de porcos. Pois ide, ordenou-lhes Jesus. E eles, saindo, passaram para os porcos; e eis que toda a manada se precipitou, despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, e nas águas pereceram. Fugiram os porqueiros e, chegando à cidade, contaram todas estas coisas e o que acontecera aos endemoninhados. Então, a cidade toda saiu para encontrar-se com Jesus; e, vendo-o, lhe rogaram que se retirasse da terra deles” (Mt 8:28-34).

É interessante notar que os endemoninhados vão ao encontro de Jesus, e o encontro com eles é a única coisa que acontece de importante na terra dos gadarenos. Jesus, parece-me, havia passado à outra margem somente para libertar os dois homens. Logo depois, Ele volta para onde estava antes, com as multidões.

Outra coisa que notamos é que os demônios já sabiam sobre Jesus, e já sabiam que haveria um tempo em que o Senhor viria e lhes expulsaria. Jesus estava cumprindo com um cronograma, já bem estabelecido. Ainda que os demônios tivessem conhecimento do que Jesus faria a seguir, nada podiam fazer para impedi-lO! Cristo faria todas as coisas que se havia proposto nos tempos eternos, e os Seus inimigos poderiam, no máximo, assistir!

Também percebemos rápido o valor que Deus dá ao homem, em relação aos animais. O texto paralelo de Marcos nos diz que a manada continha nada menos que dois mil porcos (2000). Jesus estava disposto a trocar a vida de dois mil porcos pela libertação de dois homens! Nós valemos bem mais que os pássaros, disse o Mestre no sermão do monte. Agora, Ele nos mostra quão valioso é o homem!

Temos também que perceber a nossa própria maldade com esse texto. Os homens da cidade, vendo que uma manada tão grande de porcos havia se precipitado no desfiladeiro, só para salvar dois homens, logo concluíram que seria melhor Jesus ir embora. Talvez, para eles, uma manada de porcos valesse mais que os dois homens nos sepulcros.

Quantas vezes não cuidamos melhor de um animal de estimação que de uma pessoa? É evidente que cuidar de um animal é muito nobre, mas todas as pessoas que afirmaram isso, sempre disseram também que uma pessoa que cuida bem dos animais cuidará ainda melhor do ser humano, e não é isso que acontece, não é mesmo? Alguns de nós talvez até concordassem com os gadarenos!

Nada pode impedir o Senhor de fazer aquilo a que Ele se propôs. Seja contrariando Seus inimigos, seja contrariando os próprios homens, Ele é soberano, e como quer move com os exércitos dos céus e os habitantes da terra! Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...