quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Jesus e a coerência

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Não é bom que, tendo recebido mais um dia do Senhor, para vivermos em Sua presença, vivamos como nos dias em que éramos filhos da ira, como os demais. Não combina que em um dia tão lindo como este fiquemos a murmurar e nos entristecer!

“Vieram, depois, os discípulos de João, e lhe perguntaram: Por que jejuamos nós, e os fariseus [muitas vezes], e teus discípulos não jejuam? Respondeu-lhes Jesus: Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo, e nesses dias hão de jejuar. Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam” (Mt 9:14-17).

Jesus Cristo é o noivo da igreja (confira Ef 5:25, 26). Ele usa essa imagem para si mesmo, podendo assim tanto explicar Sua missão quanto o fato de Seus discípulos não jejuarem. Ele veio para realizar uma festa de casamento com Sua igreja. Ele veio para preparar Sua noiva para as Suas bodas, a fim de apresentá-la perfeita para Si mesmo.

A festa de casamento era e ainda é, de longe a festa mais alegre dentre todas as que são comemoradas. O fato de o noivo estar entre seus amigos naturalmente provoca conversas alegres; o humor é dominado pela felicidade do noivo e os seus amigos simpatizam com ele. A vinda de Jesus era motivo de grande alegria para todos!

Da mesma forma, não convinha que, estando Jesus entre os discípulos, eles se entristecessem. O jejum representa tristeza, arrependimento. Hoje as pessoas não dão muita atenção a essa parte intrínseca do jejum, mas ele representa sofrimento e tristeza segundo o Espírito. Jesus Cristo, sendo o noivo e estando entre os homens, trazia alegria! Como poderiam Seus discípulos jejuar naquele momento?

Jesus também está consciente de que uma hora Ele não estará mais entre os discípulos e então eles irão jejuar, expressando tristeza. Ele reconhece que uma vez cumprida Sua missão de salvar o Seu povo dos pecados deles, Ele irá para os céus, cumprir a missão de interceder por eles, e nesse tempo, em que Emanuel não estará mais visivelmente entre nós (confira Mt 28:20), iremos sofrer muito.

Esse é o presente tempo, que nós vivemos! Como gostaríamos que Jesus voltasse! Como ansiamos Sua presença novamente, Seu reino sobre todos claramente demonstrado!

Mas agora, devemos agir de forma coerente às circunstâncias. Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha, porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. Agora que Cristo já pagou o preço pelos nossos pecados, não devemos nós buscar perdão em momento oportuno? Agora que Cristo ressuscitou pela glória do Pai, não devemos andar nós também em novidade de vida? Agora que Ele intercede eternamente pelos Seus, não devemos buscar constantemente Sua graça? Que Deus nos ajude a sermos coerentes com a Graça que nos foi dada! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...