quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Jesus sabe amar

Graça e paz vos sejam multiplicadas! O Senhor fez, hoje, nascer o Seu sol sobre nós. Que coisa maravilhosa é que Deus faz o bem o tempo todo. Ontem Ele fez descer a Sua chuva aqui onde eu moro, e isso também foi muito bom!

“Ouviste o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os pubicanos o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mt 5:43-48).

Nós não sabemos amar, mas o Senhor Jesus sabe. Nós achamos que amar deve ser somente aquelas pessoas que nos fazem bem. Mas o verdadeiro amor independe do receptor, mas inteiramente daquele que ama. É assim que Deus ama: independente do mal que tenhamos feito, independente de alguns terem se declarado abertamente Seus inimigos, Ele ama, e ainda assim nos sustenta e nos dá todas as coisas de que precisamos para viver, e ainda mais muitas vezes.

Nós precisamos aprender com Jesus a amar nossos inimigos. Na cruz, Ele pediu ao Pai que não imputasse aos que O crucificavam esse pecado. Porque? Porque Jesus ama os Seus inimigos também. Ele está irado contra eles? Certamente! Mas Ele também ama.

Deus sabe muito melhor do que nós nossos conflitos, e as situações que vivemos. Talvez haja várias pessoas que nos odeiam, que nos querem mal, ou simplesmente são indiferentes e demonstram má vontade. Ele sabe dessas coisas com mais precisão. Ele lida com inimigos o tempo todo. E é tão misericordioso com eles! Não os aniquila imediatamente, como poderia fazer.

Nós precisamos imitar a justiça e o amor de Deus Pai, o amor do Filho, o amor do Espírito. Precisamos amar as pessoas e fazer o bem. Quantas pessoas não gostam de nós, ou de quantas pessoas não gostamos, e nem lembramos do motivo real? Ou quantos são os motivos fracos e insuficientes, que não deveriam causar inimizade?

Mas devemos aprender do real amor de Deus. A verdadeira perfeição do amor consiste em amar sem ser correspondido, porque é um amor que não busca os próprios interesses, é um amor paciente, realmente bom, que não se enche de orgulho. Que sofre todas as coisas (confira I Co 13:4-8). Se nós amamos apenas aqueles que nos amam também, nós não sabemos amar.

Mas Deus pode nos ensinar, porque Ele sabe como amar. Senhor Deus, ensina-nos a amar! Não temos como mar tanto quanto o Senhor, mas podemos amar com um amor que é do mesmo tipo, desinteressado, que faz o bem e resolve conflitos. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...