sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Jesus e nosso foco

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Hoje eu vou continuar a buscar a Deus e o conhecimento sublime de Cristo em Mateus. Estamos no capítulo 6, e leremos somente o verso 24:

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

Nosso Senhor Jesus não é daquelas pessoas que realiza um longo discurso para afirmar algo difícil de se aceitar; Ele vai direto ao ponto! Não podemos buscar a Deus e buscar sermos ricos ao mesmo tempo! Ou faremos um ou outro! Qual a prioridade do nosso coração?

Ele fala de aborrecer um e amar o outro. Isso quer dizer que ou iremos amar a Deus e, como Moisés, rejeitar as riquezas do Egito, ou iremos amar ao dinheiro e ficarmos incomodados todas as vezes que o assunto for tratado na Bíblia, especialmente o texto que vimos dois dias atrás, de Mt 6:19-21, ou Mt 19:16-31, ou quem sabe I Tm 6:3-10, 17-19; talvez Lc 12:13-34...

Ou iremos amar a Deus e considerar as riquezas como lixo, ou iremos amar as riquezas e ficarmos aborrecidos com Deus nos alertando contra elas, nos dizendo para sermos generosos.

Mas não é só isso. Ou nos devotaremos a Deus, isto é, nos dedicaremos a obedecê-lo, e desprezaremos as riquezas, ou nos empenharemos tanto para sermos ricos que esqueceremos de Deus!

Jesus sabe que uma coisa só pode ocupar nosso pensamento e nosso objetivo de vida. Ele exige que sejamos coerentes! Ele sabe que nosso coração se dedicará intensamente a uma coisa só. E Ele nos diz que isso deve ser Deus mesmo! Enquanto estivermos iludidos com a busca por dinheiro excessivo, enquanto quisermos construir celeiros cada vez maiores para vivermos esbanjando, regaladamente, não temos como ajuntar tesouros nos céus, nem como servir ao Senhor Deus!

Não digo que uma pessoa rica não serve a Deus quando ajuda pessoas carentes ou instituições. Mas ela busca as riquezas para servir a Deus ou ela só busca as riquezas e, como sobra dinheiro, ela dá um pouco do que sobra? A resposta dessa pergunta é muito importante para Jesus (confira Lc 21:1-4)!

Deus pode fazer uma pessoa ser rica, como Ele quiser; Ele dispõe de todas as coisas quando quer (Sl 119:91). Nada é difícil para Ele. Se Ele quiser que uma pessoa seja rica, para ser generosa, Ele fará! Mas Ele não deseja que sirvamos às riquezas! Ele não deseja que sejamos escravizados pelo pensamento, “ricos ou infelizes”! E nós bem devemos ter mais prazer nEle, a fonte de todas as bênçãos!

“Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade. Porque diriam as nações: Onde está o Deus deles? No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Prata e ouro são os ídolos deles, obras das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta” (Sl 115:1-7).

Nós nos alegramos não em riqueza, poder, ou sabedoria, mas no conhecimento de Deus (Jr 9:23, 24)! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...