sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Jesus é exigente

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Dou graças a Deus por Ele ter me guardado do mal! Dois dias atrás sofri um acidente, capotando o carro, e batendo em outros dois veículos. Mas pela misericórdia do bom Deus, Ele não permitiu que ninguém se machucasse. Poderia ter sido diferente, e eu poderia mesmo ter morrido, e ainda assim, Deus seria O mesmo, mas Ele escolheu manter-me vivo por enquanto!

“Vendo Jesus muita gente ao seu redor, ordenou que passassem para a outra margem. Então, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores. Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis,  e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. E outros dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos” (Mt 8:18-22).

Jesus certamente entende de logística! Muitas pessoas estavam ao Seu redor. Ele percebeu que isso não era bom, e ordenou que passassem para a outra margem, provavelmente, do mar da Galiléia. Ele logo iria passar á outra margem com Seus discípulos (confira Mt 8:23-28). Ele sabia para onde ia e orientou que as pessoas se adiantassem!

Orientou não, ordenou! Jesus tinha autoridade sobre a multidão. Sabia que podia lhes dizer o que fazer. As pessoas estavam maravilhadas com Cristo, e sabiam que Sua palavra operava grandes coisas. Provavelmente as pessoas obedeceram a Jesus e, enquanto se afastavam, alguns se aproveitaram para se aproximar do Mestre.

Era comum naquela época que um estudioso escolhesse um mestre e aparentemente um escriba desejava seguir ao Mestre. Talvez esse houvesse ouvido o sermão da montanha e visto as curas que Ele realizou, ou mesmo só tenha ouvido falar, a verdade é que era alguém que, junto com a multidão, observava a Jesus. E percebeu que Ele era um grande Mestre.

Observe, porém, como Jesus replica! Ele é rigoroso, Seu padrão é alto: Ele não tinha onde reclinar a cabeça! Então o escriba queria seguir a Jesus? Não seria exatamente como o escriba pensava. Não seria uma vida fácil. Jesus não quer discípulos acomodados, pessoas que estão esperando conforto nesta vida. Nós devemos estar dispostos a não termos aonde dormir quando seguimos a Cristo.

Jesus já tinha alguns discípulos e um deles disse ao Senhor: “Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai”. Na cultura judaica, era muito importante honrar os pais, dentre outras coisas, com um sepultamento do mais digno que pudesse ser providenciado. Mas Jesus é exigente: nós devemos considerar ser mais importante estarmos com Ele do que qualquer exigência que a sociedade nos faz. Jesus exige ser O mais importante! E Ele merece!

Que nós não desprezemos a rigorosidade e exigência de Jesus, porque Ele é digno dessas coisas todas. Deus nos conceda isso, pela Sua graça, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...