sábado, 24 de dezembro de 2011

Jesus e o mar

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Quem é esse Jesus, do qual tanto falamos? Espero que, pela graça de Deus, estejamos conhecendo-O cada vez mais, porque “a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17:3). Precisamos conhecer a Deus cada vez mais!

Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mt 8:23-27).

Jesus entrou em um barco com Seus discípulos para passar à outra margem. Pelo texto anterior, sabemos que Ele ordenou que as multidões fossem para lá (confira Mt 8:18). Ele deve ter tido um dia agitado! Depois de pregar em Cafarnaum, foi e curou a sogra de Pedro, e naquela mesma tarde, curou muitos doentes e endemoninhados, e isso virou a noite! Sendo madrugada, orou e resolveu ir à outra margem, anunciar o Evangelho às outras cidades (confira os textos paralelos em Marcos e Lucas). Ele certamente estava cansado, e por isso Ele dorme no barco em turbulência.

Os discípulos, porém, temeram por suas vidas com a tempestade. Sabemos que Pedro, André, Tiago e João são pescadores que Jesus já chamou (confira Mt 4:-18-22), e provavelmente acostumados a navegar na região. Se eles estavam com medo de morrer, a tempestade devia estar mesmo muito forte! O barco era varrido pelas ondas, diz o texto.

Mas quando os discípulos acordam Jesus, e Ele percebe a situação, logo os acusa de timidez. Eu não entendo exatamente porque Ele diz isso, mas posso imaginar: sendo Jesus o Messias, Ele certamente não morreria antes de cumprir Sua missão. Os discípulos também poderiam muito bem pedir a Deus que lhes desse calmaria, e Deus os teria atendido. Nós não precisamos temer quando Jesus está no barco! Nós não precisamos ser tímidos, mas podemos pedir segurança ao Senhor! Não precisamos ter medo de morrer se Cristo está conosco, porque até a morte é lucro!

Jesus, então, faz o que nenhum pescador havia antes pensado em fazer: Ele repreendeu os ventos e o mar! Os marinheiros certamente pensavam em administrar as velas do barco, ou o leme, ou fazer qualquer coisa que ajudasse o barco a suportar o mar bravo. Jesus resolve o problema fazendo cessar o tumulto todo, e isso, novamente, com a Sua palavra! A mesma palavra de Cristo, poderosa para curar todos, também é eficiente para trazer calmaria!

Finalmente, temos a pergunta dos discípulos: “Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” Não é este o Rei da glória? “Os que, tomando navios, descem aos mares, os que fazem tráfico na imensidade das águas, esses vêem as obras do SENHOR e as suas maravilhas nas profundezas do abismo. Pois ele falou e fez levanta o vento tempestuoso, que elevou as ondas do mar. Subiram até aos céus, desceram até aos abismos; no meio destas angústias, desfalecia-lhes a alma. Andaram, e cambalearam como ébrios, e perderam todo tino. Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações. Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram” (Sl 107:23-29)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...