terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Jesus é autêntico

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Dou sempre graças a Deus porque Ele teve misericórdia de mim. Como é fácil perceber que até hoje Ele tem agido com misericórdia para comigo! Não é assim com todos nós? Isso não nos deveria encher de assombro e admiração, espanto e temor diante do Seu caráter? Desejamos conhecer mais ao Senhor Jesus e, por isso, estamos estudando Mateus. Que Deus seja gracioso para conosco mais esse dia!

“Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejum. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6:16-18).

Aqui, novamente, vemos Jesus apontando e condenando a falsa piedade, e mostrando quão pequena ela realmente é. Uma piedade que tem como objetivo se exaltar diante dos homens, assim que consegue esse reconhecimento que ela busca, já recebeu toda a recompensa que iria conseguir. Jesus, desejando nosso bem e nosso crescimento espiritual, nos alerta a que não façamos assim. Como Cristo nos ama! Ele realmente deseja o nosso bem, mesmo nessas coisas!

Jesus não se importa com a aparência. Veja que o texto não diz: “porque desfiguram o rosto com o fim de mostrar aos homens que jejuam”, mas “porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam”. O verdadeiro jejum, bem como a verdadeira oração, é aquele que de forma alguma é feito para que as outras pessoas vejam. Orar e jejuar na frente dos outros é errado? Não. Mas buscar qualquer mérito de piedade para si dessa forma é, pois não possui nenhum mérito nem tampouco piedade.

Mas nosso Mestre não nos deixaria desamparados, dizendo apenas como não fazer. Ele se importa que façamos da maneira certa. Ele é um Mestre de fato, que cuida dos Seus discípulos, e ensina não só a evitaros o erro mas a acertarmos também!

O verdadeiro jejum é aquele que fazemos para Deus. É um jejum que nós escondemos dos outros. Alguém pode perguntar: “tudo bem não parecer aos homens que jejuamos, mas porque esconder? Não há nada de errado no jejum!” Ao que Jesus mesmo responde: “Tu, porém, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao Pai, em secreto”.

Nós escondemos que jejuamos porque a verdadeira piedade é humilde e busca somente o reconhecimento de Deus. Nós sabemos que, se não escondermos certas práticas dos nossos irmãos, eles irão pensar que somos melhores do que realmente somos. Nós jejuamos? Sim, e isso é bom. Mas porque jejuamos? Porque não somos nada sem Deus. Por isso, o verdadeiro jejum é revestido pela piedade de anonimato e humildade, e por isso evitamos que os homens saibam que jejuamos.

Mas não é só isso. Cristo deseja que jejuemos para o Pai. Deus só irá reconhecer nosso jejum, só irá perceber nossa prática dessa disciplina espiritual quando nós manifestarmos essa humildade que Jesus nos ensina. Que seja assim, portanto! Obrigado Senhor Jesus, por nos ensinar de forma tão completa! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...