domingo, 4 de dezembro de 2011

Jesus é piedoso

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Quanta coisa nós podemos aprender do nosso Senhor Jesus, ao prestarmos atenção em Seu ensino! Nosso Mestre nos instrui a sermos como Ele é! Que caráter perfeito, que justiça irretocável! Vamos continuar a aprender com Ele, enquanto lemos mais esse texto de Mateus, capítulo 6, versos 5 a 8:

“E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos dio que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais”.

Nosso Senhor Jesus realmente sabe o que é piedade e justiça: não é algo aparente. Podemos enganar os homens, ao fazermos certas coisas diante deles, mas a verdadeira espiritualidade é secreta e íntima, com Deus mesmo. A verdadeira religião não é vista pelos homens, mas por Deus.

As aparências enganam: Cristo fala acerca das pessoas que gostam de orar para serem vistas. Nós precisamos de aprender a gostar de orar por outros motivos, independente de as pessoas nos virem ou ficarem sabendo que estamos orando! As pessoas que gostam de orar para que os outros vejam já receberam sua recompensa assim que oraram sendo vistas pelas outras pessoas e, assim, sua oração não tem efeito algum!

Nós precisamos orar a Deus, e a Deus somente. Quando estamos sozinhos com Ele, ainda que finjamos espiritualidade, é inútil pois Ele sonda nossos corações. Não digo que não devemos ter reuniões de oração, mas se você vai orar, que não seja porque você quer que os outros vejam que você ora ou que é piedoso. Ore para receber algo de Deus, no seu íntimo, e não pelas aparências. Isto é, ore de verdade, e não de mentira!

Nós também devemos entender o poder de Deus qando oramos. “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” (Is 59:1). Deus rege as estrelas e o universo com o poder do Seu dedo mínimo; dá nome a toas as estrelas, e faz chamada delas nos céus, sem jamais esquecer de nenhuma. Esse mesmo Deus, que tem essa capacidade inimaginável de atenção e memória, é o Deus que escuta nossas orações. Não devemos supor que repetir, em uma mesma oração, esta ou aquela frase, é na verdade perda de tempo para nós?

Não digo que não devemos orar mais de uma vez por um mesmo motivo. Mas também não pensemos que Deus só nos vai atender se formos insistentes. Não é verdade. Deus é que precisa insistir que oremos mais de uma vez por determinadas coisas a fim de que nós, e não Ele, entendamos realmente o porque do que Ele está fazendo e do que vai fazer.

Deus o Pai é esse Deus perfeito que sabe daquilo de que precisamos antes mesmo de pedirmos. Que sabe o que vai sair da nossa boca antes que falemos e já escreveu e determinou os nossos dias (Sl 139:4, 16)! Nós devemos orar não em desespero, como se Deus não soubesse e precisasse ser avisado, mas com esperança de que nosso coração e nosso espírito acharão conforto nAquele que é poderoso e soberano sobre todas as coisas! Porque você não ora uma oração silenciosa agora? Deus tem Sua mão estendida para salvar, porque não agarrá-la em oração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...