quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Jesus discerne


Graça e paz vos sejam multiplicadas! Nós todos precisamos de sabedoria para entender as coisas que observamos estarem acontecendo na igreja. Há muitas coisas erradas que acontecem por causa da falta de conhecimento de Deus, por causa da falta de conhecimento da Palavra de Deus. Nós devemos aprender com Cristo e O imitarmos:

“Acautelai-vos dos falsos profetas que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7:15-20).

Porque devemos ter cuidado com os falsos profetas? Cristo deve ter uma razão muito boa para nos dizer para tomarmos cuidado. Uma das primeiras coisas que notamos é que eles são lobos roubadores. Eles não desejam o bem das pessoas, certamente que não! Jesus sabe todo o dano que eles podem causar a nós mesmos e às igrejas.

Foi por causa de lobos roubadores e todo mau que podem causar que Pedro, discípulo de Jesus, escreveu sua segunda carta (confira 2 Pedro capítulo 2). Foi para prevenir a igreja de falsos mestres que Judas, outro discípulo de Cristo, escreveu sua carta (confira Judas). Foi para instruir a igreja a nem sequer receber os falsos mestres que João, mais um discípulo de Jesus, escreveu sua segunda carta (confira 2 João)!

Esses três discípulos demonstram que aprenderam com o Senhor a discernir os falsos profetas no meio da igreja. Se as instruções aqui, desse texto, não são suficientes, confira como eles identificaram esses homens maus:

“Assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão dissimuladamente heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa delas, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme” (2 Pe 2:1-3).

Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne [confira 1 Jo 4:1-3]: assim é o enganador e o anti-cristo. Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão. Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece, não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem assim o Pai, como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz essa doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas” (2 Jo 7:-11).

Jesus é prudente: Ele sabe o mau que esses falsos profetas podem causar na igreja e no mundo. Cristo é observador: discernir entre um falso mestre e um verdadeiro requer observação, e precisamos estar atentos a esses falsos mestres! Que Deus nos ajude nisso, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...