sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A fé devida a Jesus

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Como é bom podermos conhecer a Jesus, o Senhor! Como é bom poder confiar nEle somente, e saber que Ele pode todas as coisas! Ele é digno da nossa adoração!

“Enquanto estas coisas lhes dizia, eis que um chefe, aproximando-se, o adorou e disse: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe a mão sobre ela, e viverá” (Mt 9:18).

Cristo não tinha muito tempo livre, pelo que nos diz o texto. Ele estava ainda conversando com os discípulos de João, talvez estivesse ocupado quando, de repente, chega Jairo, o chefe da sinagoga (confira Lc 8:41-59). Jairo se aproximou de Jesus quando Ele ainda estava ocupado! Ele já tinha passado dias e dias sem parar, curando muitas pessoas em Cafarnaum. Todas as pessoas provavelmente exigiam e pediam coisas a Jesus, e pressionavam para que Ele fizesse isso ou aquilo. Mas chega Jairo e o Mestre lhe dá atenção também!

Assim que Jairo se viu na presença de Jesus, ele O adorou. Jairo era o chefe da Sinagoga de Cafarnaum, e provavelmente já deveria ter testemunhado muitas curas e sinais, que Jesus fazia. Ele provavelmente identificava Jesus como pelo menos um profeta, mas agora, adorando-o, reconhece que Jesus é a única esperança que lhe resta, na aflição de ter sua filha morta. Para Jairo, ou Jesus é Deus e pode ressuscitá-la, ou é um grande profeta como Elias.

Jesus não rejeita a adoração de Jairo, mas permite que ele se manifeste de uma forma que só é devida a Deus. Jairo, adorando-o expressa o reconhecimento de Sua divindade. Alguns podem argumentar que Jairo fez isso por interesse, apenas para que sua filha fosse curada.

Mas se fosse uma manifestação hipócrita, porque Jesus não o corrigiu? Alguns argumentam por este texto que muitas vezes o sofrimento é um meio pelo qual nos chegamos a Deus. Eu não creio assim. Creio que Jairo estava lá no dia em que Jesus curou a sogra de Pedro, ou quando Ele curou um endemoninhado na sinagoga mesmo. Jairo provavelmente conhecia as Escrituras e sabia que Jesus deveria ser o Messias, Deus mesmo, ou pelo menos, um grande profeta. É isso que revela a sua adoração a Jesus. E, se Jesus não o repreende, devemos supor que Jairo não tinha segundas intenções.

Mas o pedido de Jairo é talvez o que melhor expresse a adoração que ele ofereceu a Cristo. Jesus até agora não ressuscitou ninguém, ou pelo menos não que os Evangelhos nos digam. Jairo viu sinais e curas pelas mãos de Jesus, mas ainda na havia visto nenhuma ressurreição. Mas ainda assim, ele crê que se Jesus impuser as mãos sobre a Sua filha, ela viverá novamente.

Não é esta a fé que devemos ao nosso Salvador? Não devemos pedir justamente aquelas coisas que são inéditas, ou absolutamente impossíveis, com a confiança de que Ele pode fazer com a mesma facilidade que todas as outras coisas? É claro que devemos depender inteiramente dEle, mas não são justamente as nossas súplicas por algo evidentemente sobrenatural que dão a Ele maior glória e evidenciam melhor Seus atributos?

Que o Senhor Deus mesmo nos dê a graça de olharmos para o Filho e crermos que Ele pode fazer, com igual facilidade, ainda mais do que aquilo que temos visto. Para o louvor da Sua glória! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...