quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Jesus e o dinheiro

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Temos estudado o Evangelho segundo Mateus e buscado nos aprofundar cada vez mais no tesouro que é o conhecimento de Cristo Jesus. Que precioso é poder conhecê-lo! Louvo a Deus por ter permitido que a Bíblia fosse preservada até nós! Vamos lê-la agora, então:

“Não acumuleis para vós ouros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde os ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estar´também o teu coração” (Mt 6:19-21).

Aqui nós vemos Jesus falar sobre o dinheiro. Muitas pessoas tem negado essa passagem ou alterado o que o Mestre disse aqui. Isso é muito ruim, porque estas pessoas não estão só enganando-se a si mesmas: enganam a outras, mudam a Palavra de Deus com seu “Talmude” e, pior, interferem na própria imagem que devemos ter de Cristo. Ao alterar o discurso do Senhor, eles alteram juntamente o Senhor do discurso!

Não ajunteis tesouros na terra. Jesus, certamente, não impede que sejamos ricos. Mas Ele também não nos dá permissão para buscarmos riquezas e acumulação durante a nossa vida! Uma pessoa pode ser rica, abençoada por Deus, a fim de ser rica em generosidade e auxiliar a outros (I Tm 6:17-19). Mas o objetivo não deve ser a riqueza material.

O Filho de Deus deseja que sejamos ricos espiritualmente. Ele sabe que isso é infinitamente melhor. Ele sabe que os tesouros dos céus são eternos, enquanto os tesouros sobre a terra são passageiros. Não só isso: o nosso esforço por obter tesouros aqui pode ser frustrado pelo roubo ou mesmo pelo desgaste. O nosso esforço por tesouros nos céus jamais será frustrado dessa forma.

Observe, porém, que Jesus não disse: “é melhor juntar tesouros nos céus que na terra”. Apesar de o que Ele diz implicar nisso, Ele não estava dando uma dica. Ele também não disse: “eu recomendo que você junte mais tesouros nos céus que na terra”. Isso também pode ser entendido do que Ele falou, mas não é Seu ensino completo.

“Junte mais tesouros nos céus do que na terra, pois vale mais a pena” é como muitas pessoas lêem esse texto que temos diante de nós. Elas pensam que não deve haver problemas se, na balança, elas houverem acumulado igualmente tesouros nos céus. Mas Jesus disse que não devemos acumular tesouros na terra! Ele não estava dizendo o que era melhor, sugerindo, ou propondo um equilíbrio. Ele estava dando um mandamento!

E é percebendo o real ensino de Jesus nessa passagem que podemos entender quem é Esse que disse isso. Nós não devemos de forma alguma ter como objetivo ficarmos ricos! Devemos trabalhar? Claro que sim! Mas não com o objetivo de acumular bens e dinheiro! Devemos nos esforçar para sermos excelentes naquilo que fazemos, e esperarmos sermos recompensados por isso? Evidente! Mas nosso objetivo não é sermos ricos!

O Jesus que lemos nessa passagem é um Jesus que afirma nossa dependência dEle para mesmo podermos continuar a existir nesse mundo, enquanto buscamos nEle os tesouros que são eternos e que foram prometidos para nós (II Tm 1:12; I Pe 1:3-5). Depender dEle, e não de um patrão, traz real segurança. Porque em Cristo podemos descansar, enquanto nos esforçamos diligentemente pelos tesouros nos céus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...