sábado, 21 de janeiro de 2012

A sabedoria de Jesus

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Depois de duas semanas de férias, estou de volta para continuar a procurar o caráter de Jesus com essas devocionais. Que grande prazer é ter sido chamado por Jesus para ser Seu discípulo! Que alegria poder ter tão Grande Mestre sobre nossas vidas, e poder imitá-lo cada vez melhor!

“Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu”

Jesus escolheu Seus discípulos. Isso não era comum na Sua época, mas sim o contrário: as pessoas seguiam e tomavam por mestres aqueles que elas mesmas queriam, mas não seria assim com nosso Senhor. Cristo, sendo Deus, tinha todo o direito de escolher quem Ele abençoaria como Professor, mesmo porque, somente Ele poderia fazer a escolha correta!

Agora o Mestre chama Seus discípulos. Eles sabiam quando o Mestre iria lhes contar alguma coisa especial ou particular, ou quando eles deveriam O ouvir falar. Quando em Mt 5, Jesus sobe no monte e se assenta, os Seus discípulos se aproximam dEle para O ouvir melhor. Agora, eles também devem prestar bastante atenção, porque Jesus os chamou. Que nós também possamos dar a atenção que nosso Senhor merece quando Ele nos fala!

Cristo chamou Seus discípulos para lhes dar autoridade sobre demônios e doenças. Quanta sabedoria de Jesus nisso! Seus discípulos tinham de entender que lhes era necessário serem iguais a Ele mesmo. Mas, para isso, tinham de receber do Senhor a autoridade para operar milagres e sinais, assim como Ele mesmo possui autoridade. Não basta termos o desejo de curarmos as pessoas, ou de lhes fazermos qualquer bem. Não importa se queremos ter o Seu poder, temos de receber o Seu caráter em nós!

Observe também a sabedoria do Deus Encarnado quando Ele permite que outros O imitem: Jesus logo iria para morrer, em Jerusalém, e ressuscitaria, e ascenderia aos céus. Ele sabia que a Sua obra deveria continuar na terra a despeito de Sua partida. E, para isso, é necessário que outros sejam como Ele é! Ele haveria de enviar o Espírito Santo a eles mas, por agora, Ele também deseja que os discípulos creiam que é possível serem iguais ao Senhor de toda Luz. Que também tenhamos essa certeza, a e que um dia seremos como Ele é!

Por fim, Jesus sabiamente os dividiu em número de dois. É melhor serem dois do que um. Um protege o outro, um levanta e incentiva o outro, o trabalho de dois unidos é maior que o trabalho de dois separados, e o aproveitamento dos resultados também é maior. Deus o Filho não deseja que andemos sozinhos na vida de serviço ao Senhor, nem na vida cristão. Precisamos de um irmão, sempre; precisamos uns dos outros.

Que possamos aprender com o Mestre o Seu caráter sábio e amoroso! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...