Graça e paz vos sejam multiplicadas! Como é bom saber que Deus tem o controle de todas as coisas! Nada acontece, nem mesmo um passarinho cai, se essa não for a vontade de Deus. Quanto mais as coisas que acontecem na nossa vida! Podemos descansar plenamente nEle enquanto vivemos para a Sua glória!
“O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos? Portanto, não os temais; pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o em plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados. Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valei vós do que muitos pardais” (Mt 10:24-31).
Jesus está dando mais orientações aos Seus discípulos, continuando as que vimos nas últimas duas postagens. Agora, Ele começa a falar sobre os homens maus, que haveriam de destratar e ameaçar a vida dos discípulos enquanto eles faziam o que Cristo os havia mandado fazer.
Primeiro Jesus afirma que esses perseguidores teriam discípulos e que todos seriam muito maus. Sendo eles seguidores ou servos desses homens maus, haveriam de ser tão maus quanto seus próprios senhores e mestres. Nós também devemos ser capazes de fazer tal discernimento: se uma pessoa obedece com alegria alguém que é mau, essa pessoa também é má. O servo do homem mau deve sempre ser bom e fazer o bem (I Pe 2:18-20); caso contrário, se peca, será mau como seu senhor humano.
Nós também temos de entender o convite do Mestre, de sermos iguais a Ele, aqui. O discípulo deve buscar ser igual ao seu mestre, e nós devemos buscar sermos iguais a Jesus! Não faria sentido O chamarmos de Mestre se não fosse com esse objetivo. Nós O seguirmos para andarmos nas Suas pisadas.
Jesus nos chama a proclamarmos a verdade para que todos possam ouvir. A luz não é colocada debaixo de uma caixa de papelão, para ficar escondida, mas em cima, no teto para iluminar todo o ambiente. Nós também devemos pregar a verdade toda, completa, de forma clara e de forma a que todos possam ter acesso a ela.
Nós também não precisamos ter medo das adversidades e dos homens maus. Proclamando a verdade, as pessoas que vivem na mentira se sentirão insultadas pessoalmente, e tentarão nos calar. Principalmente porque, em geral, são essas as pessoas que detêm o poder neste mundo tenebroso que jaz no maligno. Mas Jesus nos diz para não termos medo dessas pessoas.
Nós não precisamos ter medo dessas pessoas, nem dos problemas e adversidades, porque Deus é soberano. Deus é quem todos nós devemos temer, porque Ele pode tanto fazer o corpo quanto a alma perecerem no inferno, isto é, Ele é o único que pode aplicar a justiça verdadeira que todos merecemos. Antes de temer aos homens e deixar de proclamar a verdade, devemos fazer como os apóstolos, e entender que antes importa obedecer a Deus que aos homens (At 4:19, 20). Que Deus nos abençoe para que façamos assim! Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...