segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Jesus e João Batista

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Como é bom ser conhecido por Jesus! Temos falado muito sobre o conhecimento que nós temos dEle, mas Ele também deve nos conhecer se somos salvos. “Nunca vos conheci” é o que Ele diz apenas aos que serão expulsos de Sua presença (Mt 7:23), mas as Suas ovelhas, Ele conhece muito bem.

“Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. Este é de quem está escrito: Eis aí vos enviou diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça” (Mt 11:7-15).

Esse é um texto longo, mas bastante claro: Jesus está falando sobre João e seu ministério. João havia nascido, como sabemos, de Isabel, 6 meses antes de Jesus, aproximadamente. E João desde o seu nascimento havia recebido uma missão muito especial, que era preparar o caminho do Messias. João vivera boa parte da sua vida ministerial no deserto, vestindo peles de camelo e comendo gafanhotos com mel. E havia também recebido o Espírito e poder de Elias, isto é, Deus o havia preparado como um profeta especial.

Jesus fala que dentre todos os filhos dos homens, nascidos de mulher, não houve ninguém maior que João. Ninguém teve que passar pelas coisas que João passou, desde o berço. Nenhum homem que não o Filho do Homem teve uma missão tão importante na terra. João preparou o caminho que Jesus haveria de trilhar! Ele começou a pregar o arrependimento e o reino de Deus antes do Senhor!

Jesus aponta para João Batista como um verdadeiro profeta que, como todos os outros, foi rejeitado pelo povo e pelas suas autoridades. Um profeta que viveu de forma estranha e que com isso demonstrava obediência e santidade, uma pessoa diferenciada do mundo e que nada tinha em comum com o mesmo. Estava no mundo, mas não era do mundo. Era um homem do qual esse planeta não era digno.

Um profeta com um ministério que Jesus conhecia. Uma pessoa a quem Jesus estimava, que considerava como acima de todos os outros homens que vieram antes dele. Só não era maior que os anjos! Jesus reconhece o valor de João Batista. Jesus está querendo nos dizer algo com isso. O que seria?

Certamente, nós também temos de ser diferentes do mundo. Nós temos de ser mais parecidos com Jesus. Ou João Batista. Nós não podemos amar o mundo. Temos de ser obedientes e santos, de tal forma que o mundo não seja digno de nós. Esse é o padrão de Jesus: não a riqueza, os palácios, s roupas finas, e fazer parte da diretoria; mas vaguear pelo deserto a fim de cumprir a missão que nos é dada por Deus. Que Ele mesmo nos abençoe para fazermos isso! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...