segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Jesus nos chama a O imitarmos

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Como é bom sabermos que todas as coisas que Jesus nos diz, todas as Suas instruções para nós, são para que sejamos como Ele é! Ele nos diz como devemos agir e como nos comportarmos diante desse mundo que nos odeia como odiou a Ele mesmo. Que bom saber, do Mestre, o que devemos fazer!

“Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobo; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. E acautelai-vos dos homens; porque vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas; por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós. Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filhos; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. Sereis odiados de todos por causa do meu nome; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venha o Filho do Homem” (Mt 10:16-23).

Jesus agora está prestes a enviar os Seus doze discípulos para uma missão especial. Eles haveriam de sair por Israel e Cristo os estava preparando. E a primeira orientação dEle é quanto ao caráter que os discípulos deveriam ter: prudência e simplicidade. Porque? Porque os discípulos correriam perigos, e deveriam tanto evitar problemas pela sabedoria quanto pela inocência, assim como Ele mesmo fazia.

Jesus não corria atrás de problemas, os problemas corriam atrás dEle. Ele porém tanto era sábio para responder Seus acusadores e adversários quanto era plenamente inocente e ninguém poderia convencê-lo de pecado ou apontar alguma falha nEle. Nós também devemos ser assim, como o Senhor! Essa é uma ótima forma de evitar problemas com o mundo: sendo prudente e inocente.

Jesus sabia que os discípulos iriam ter de ficar face a face com as mais diversas pessoas, desde gentios até importantes membros da sociedade e do estado. Ele os orienta a dependerem inteiramente na atuação do Espírito Santo a fim de pregarem e darem testemunho de Cristo. Jesus mesmo dependia do Espírito a fim de poder dar exemplo para nós, e o Espírito veio sobre Ele no Seu batismo. Nós também devemos confiar a nossa pregação não a métodos ou esquemas, mas a Deus o Espírito, que certamente nos auxilia.

Jesus também sabia dos efeitos que o Evangelho provoca aonde quer que chegue: espada, guerra, divisões, mortes. O verdadeiro Evangelho não é o anúncio de uma paz que não existe, mas de uma guerra cuja paz só pode ser alcançada por Cristo, dando-a a nós pela graça mediante a fé. O Evangelho também transforma a pessoa que recebe a Jesus, e isso pode gerar ódio, especialmente das pessoas que amavam o velho homem que ali havia.

Nós devemos nos preparar, como discípulos de Jesus, a sermos prudentes e sábios, cuidadosos dos homens maus, dependendo do Espírito para testemunhar a quem quer que seja e esperarmos ódio e contendas, assim como Ele. Deus derrame mais graça sobre nós! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...