sábado, 28 de janeiro de 2012

A agenda de Jesus

Graça e paz vos sejam multiplicadas! Como é bom poder conhecer o Deus de amor, e poder confiar em Sua fidelidade e bondade! Como nós somos felizes porque Cristo, Deus o Filho, veio e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, não nós, mas aqueles que viveram antes de nós e nos passaram, pelos Evangelhos, esse conhecimento sublime!

“Ora, tendo acabado Jesus de dar estas instruções a seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles” (Mt 11:1).

Jesus mal tinha acabado de dar essas instruções aos Seus doze discípulos, como vimos nas postagens anteriores, e já saiu pelas cidades para continuar Sua obra. Realmente é fantástico como que Jesus era ativo e estava sempre ocupado! Ele tinha consciência de que Seu ministério não duraria 40 anos, mas 3 ou no máximo 5, o que é pouco tempo. Ele sabia que não tinha tempo algum a perder.

Nós mesmos devemos aprender isso com Jesus: às vezes pensamos que iremos ficar muito tempo nessa terra, e nos engajamos em um trabalho para o Senhor, uma obra de evangelismo. Visitamos as casas, batendo de porta em porta, por uma ou duas horas, durante um dia da semana apenas. Ou talvez visitemos hospitais, ou asilos, e combinamos com os irmãos fazermos isso regularmente, uma vez por mês.

Quanto tempo temos perdido porque achamos que ficaremos cansados? Deus renova o vigor dos que confiam nEle. Até os jovens se cansam, e os moços, de exaustos caem, mas não aquele que trabalha na obra de Deus! Ele sente um renovo especial, seu sono parece revigorante e ele dorme como uma criança, e de manhã está totalmente disposto!

Jesus também havia cofiado uma missão aos discípulos. O texto paralelo, em Lucas, nos diz que os discípulos também saíram pelas cidades de Israel. Observe que Jesus não se preocupou muito, não vigiou de perto suas ações. Ele simplesmente deixou os discípulos com essa missão e foi para as cidades deles, isto é, aquelas cidades em que os discípulos mesmos não iriam. Senão, que sentido haveria de instruí-los que procurassem pousada na casa de outros?

Essa é outra coisa maravilhosa que aprendemos sobre Jesus: enquanto os discípulos iam fazer a obra que haviam recebido, Cristo mesmo cuidou de ensinar e pregar nas cidades deles, onde viviam seus familiares e amigos. Que alegria saber que, quando obedecemos a Deus, Ele mesmo já providenciou o cuidado do que deixamos para trás! Deus chama uma família com filhos pequenos para trabalhar em missões, numa tribo distante: Ele já cuidou da educação que essas crianças terão!

Observe também que Cristo ensinava e pregava. Ensinar ou pregar não bata: precisamos das duas coisas. Você vai aos cultos mas não participa da escola dominical? Você gosta muito de estudar a Bíblia com livros, mas não freqüenta uma assembléia dos santos? Não se engane, precisamos das duas coisas!

Que Deus nos abençoe cada dia com mais conhecimento da pessoa de Jesus, pois essa é a vida eterna! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, poste conteúdo relevante ao blog... Apenas o que sirva para a edificação. Críticas, exortações, correções, servem para a edificação; piadas, chacota, não...